por Eduardo Veras para a exposição
Em uma nota em que tenta conciliar o apreço pela vida doméstica e a necessidade de eterno movimento, pulando sempre de um lugar a outro, Geoff Dyer cita John Steinbeck: algo sobre a sensação de ter casas em toda parte do mundo, inclusive nas cidades onde nunca esteve. A curiosidade meio torta justificaria a viagem continuada: “Ainda não conheci todas as minhas casas”.
Uma noção feito essa parece acompanhar Tudo está cuidadosamente envolto em pó. A exposição reúne trabalhos recentes e inéditos de Amanda Teixeira (Porto Alegre, 1991). O conjunto não se articula a partir de um eixo temático ou conceitual muito evidente, mas se alinhava por algumas observações singulares a respeito da vida contemporânea, em especial a sobreposição de espaços e tempos, permanências e deslocamentos, paisagens que se impõem e ausências incontornáveis.
Fotografia, vídeos e colagens foram realizados ao longo dos últimos três anos, correspondendo a um período de estudos na Academia de Artes e Mídias de Colônia, na Alemanha, e uma residência artística em Isafjordur, no noroeste da Islândia, além do ir e vir pela cidade natal. Todo esse trânsito, que inclui o trabalho de luto de desmonte da casa paterna, não explica o que se vê na Galeria do Goethe, mas pode ter aguçado a percepção da artista para certas questões do presente: crise de espaço, fronteiras em colapso e geografias sem sentido, embaladas, todas elas, por especulações e desejos que nos chegam desde a indústria do consumo. Visite o apartamento decorado!
Esses labirintos, com suas vertigens muito próprias, com o que há neles de promessa e desencanto, vêm se embaralhar com outras utopias e distopias na produção recente de Amanda Teixeira. O fim do mundo, ela nos sugere, talvez já tenha chegado, e veio de forma tão lenta e silenciosa que a maioria de nós nem se deu conta. Tudo já está cuidadosamente envolto em pó. Não nos desesperemos, porém. Ainda não conheci todas as minhas casas e não me venham com essa de que não vai dar tempo.
Porto Alegre, dezembro de 2019